Monroe na Mídia

Alpha Notícias: Tenneco leva solução para reduzir emissões ao 7º simpósio SAE Brasil

Fonte: Alpha Autos

Durante evento em Belo Horizonte, fabricante discute os rumos das tecnologias de redução de emissões em motores diesel


Texto: Assessoria de Imprensa


A Tenneco, representada no Brasil pela Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores; pela Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão; e pela Tenneco, fabricante de sistemas de exaustão, discutirá soluções tecnológicas para redução de poluentes de motores diesel no 7º Simpósio SAE Brasil de Motores e Lubrificantes. O evento, que acontece no próximo dia 23, na Câmara Americana do Comércio, em Belo Horizonte (MG), tem o objetivo de debater a nova regra Euro 5 no Brasil.


O encontro reunirá engenheiros de empresas líderes do setor de tecnologia de combustíveis e também montadoras e fabricantes de motores diesel, como Rafael Rampazzo, diretor de Engenharia e Vendas do Grupo Tenneco. O executivo irá ministrar a palestra sobre as mais recentes tecnologias utilizadas para a redução das emissões de NOx por meio de tecnologias SCR e do HC LNC, solução à base de etanol para controle de poluentes de motores diesel e uma alternativa ao uso do Arla 32.


“Para a Tenneco, esse evento comprova a grande capacidade e compromisso do Grupo em desenvolver tecnologias complexas e diversas dentro de um segmento altamente competitivo e de grande responsabilidade que visa assegurar a qualidade do ar”, ressalta o diretor.


HC LNC, o etanol hidratado


Conhecida como HC-LNC, sigla de Hydrocarbon Lean NOx Catalyst, a solução surge como alternativa ao uso da solução de ureia (Arla 32) pelo etanol hidratado como reagente para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de escape de veículos a diesel. Testes feitos com montadoras mostram excelentes resultados com motorização Euro 5 e Euro 6.


Desenvolvido especificamente para atender à demanda de mercados emergentes (Índia, China e Brasil), o HC-LNC tem como foco principal o Brasil, devido à alta disponibilidade do etanol. Por isso, toda a produção acontece no país e 100% destinada a atender também o mercado interno. O sistema reduz as emissões de forma tão eficaz quanto os sistemas à base de ureia (para o mesmo consumo volumétrico de reagente) com a vantagem de o combustível ser facilmente encontrado em qualquer ponto do País.


No total, serão seis apresentações com representantes de vários setores da cadeia de veículos comerciais pesados. A palestra da Tenneco acontece no dia 23, às 15h20. Para mais informações acesse o site: http://www.saebrasil.org.br/