O amortecedor é instalado entre o chassi do carro e a roda. Quando a roda se movimenta verticalmente devido a irregularidades da superfície, a haste do amortecedor também se movimenta no mesmo sentido. Este movimento faz com que o óleo contido no amortecedor passe pelos tubos de pressão e reservatório, atravessando as válvulas do pistão e de base.
A resistência do óleo ao passar pelas válvulas cria internamente uma pressão momentânea é chamada tecnicamente força de amortecimento ou carga é responsável por controlar os movimentos do veículo. O amortecedor segue um princípio da física que diz: "A energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada".
Em outras palavras, o amortecedor ajuda a dissipar o excesso de energia acumulada pelas molas durante uma determinada pressão sobre a suspensão, estabilizando-a o mais rápido possível. Como consequência temos o conjunto roda (composto por aro + pneu) em contato constante com o solo, garantindo estabilidade e segurança na rodagem do veículo.