Monroe na Mídia

Amortecedores garantem suspensão 'sadia' do carro

Fonte: Diário do Nordeste

Importância da peça é tão grande que a cada quilômetro ele abre e fecha cerca de 2.600 vezes 

Muito se fala sobre os amortecedores, mas o importante é que os motoristas saibam que ele é o item mais importante da suspensão dos veículos e são responsáveis não só pelo conforto, mas também por manter a estabilidade dos carros. Por serem componentes de grande importância, necessitam de atenção especial na hora da manutenção. 

Lombada: Ao passar por ela não é necessário ser na diagonal, isso é um mito FOTO: AGÈNCIA DIÁRIO 

Por isso, quando necessário, recomenda-se que a substituição destas peças não sejam feitas por peças recondicionadas. O amortecedor só esgota sua vida útil quando todos seus componentes já sofreram desgastes. A maioria dos recondicionados só tem o fluido interno substituído, ou seja: o restante permanece inalterado. 

É importante ressaltar que os amortecedores devem ser trocados aos pares, mesmo que um deles apresente desgaste maior. "Se apenas uma das peças for trocadas a outra pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso. Esse desequilíbrio é capaz de prejudicar a dirigibilidade. Sempre que possível, o ideal é substituir os quatro amortecedores em conjunto ou, ao menos, aos pares em cada eixo", recomenda o mecânico Francisco Oliveira. 

Existem duas maneiras simples de identificar se a vida útil destas peças chegou ao fim. A primeira é verificar se não há vazamento de óleo: se houver presença do fluído, isso indica que está na hora de trocar os amortecedores. Outra maneira de identificar a hora de substituição destes itens é ao volante: se o motorista nota dificuldade ao fazer curvas ou alterações nos movimentos do veículo, pode ser o momento ideal para trocar o jogo. 

Dúvidas 

Passar por lombadas ou valetas na diagonal ajuda a preservar os amortecedores e a suspensão? Passar por ondulações com o veículo na diagonal faz com que a carga seja exercida somente em um amortecedor por vez. Isso prejudica a vida útil tanto de amortecedores novos, quanto recondicionados. 

Amortecedores recondicionados aumentam a distância de frenagem do veículo? 

Os amortecedores, quando reaproveitados, não possuem a mesma eficiência que os novos. Testes realizados pela Monroe, marca de amortecedores, comprovam que as peças com desgaste podem aumentar a distância de frenagem em até 2,6 metros, quando o veículo é conduzido a uma velocidade de 80 km/h. 

Os amortecedores recondicionados duram apenas 40 mil quilômetros? Essa, em média, pode ser a quilometragem de um jogo novo de amortecedores. Como as peças remanufaturadas, geralmente, têm apenas o fluido substituído, a vida útil desse tipo de amortecedor pode ser reduzida à metade. 

Curiosidades 

Existem muitas marcas de amortecedores no mercado. A mais famosa, por causa da propaganda com o cachorrinho salsicha é a Cofap. Mas outras estão disponíveis, como a FNA, Scud, Monroe, Nakata. Algumas curiosidades revelam a importância dessa peça no veículo. Cada amortecedor é composto, em média, por 50 componentes. Ele se movimenta (abre e fecha) aproximadamente 2.600 vezes por quilômetro. Em 40 mil quilômetros, o amortecedor completa por volta de 104 milhões de movimentos. 

Quando os primeiros automóveis começaram a ser produzidos no final do Século XIX, o amortecedor, item fundamental para a segurança, conforto e estabilidade, ainda não existia. A falta do amortecedor deixava o carro instável e sem o controle nas curvas. 

Curiosidades 
1885 - Karl Benz e Gottlieb Daimbler inventam o primeiro automóvel, sem amortecedor 
1926 - Empresa Monroe cria o precursor dos amortecedores, o eliminador de vibrações 
1930 - Surge o amortecedor de dupla ação, também criado pela Monroe 
Anos 50 - Surge o amortecedor telescópico de dupla ação, que recebeu esse nome por sua estrutura se assemelhar a um telescópio, com o pistão e a haste deslizando dentro de um tubo de pressão 
1960 - Criado nos Estados Unidos o Monro-Matic, que se tornou peça original de quase todos os veículos produzidos nos Estados Unidos, o amortecedor em sua plenitude 


Mais informações: 
Confira mais detalhes sobre este componente e sobre o Mundo Motor no Blog do Automóvel blogs.diariodonordeste.com.br/automovel/ 


ANDRÉ MARINHO 
EDITOR