1. Os brasileiros são precavidos em relação à manutenção dos amortecedores?
Apesar de ser um item de segurança do veículo e manter o contato permanente entre os pneus e o solo, ainda há pouco conhecimento sobre a importância dos amortecedores. Alguns motoristas não fazem a troca preventiva, deixando para realizá-la somente quando a peça já está totalmente danificada.
2. O mercado de reposição terá de passar por algumas certificações?
A Monroe colabora com esse processo desde 2008, quando iniciou parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para ajudar a desenvolver as normas ABNT NBR 13308 e 15830, que fazem parte dos requisitos do Inmetro para a certificação de amortecedores. A única mudança técnica nos produtos Monroe será a inclusão do selo do Inmetro, pois todos os seus amortecedores já atendem aos requisitos de qualidade.
3. O que essa mudança implicará para o consumidor?
A certificação trará grandes benefícios para o mercado, oferecendo mais segurança ao consumidor. A partir de 21 de julho de 2014, os amortecedores só poderão ser comercializados no mercado nacional se estiverem certificados pelo Inmetro. Portanto, nos próximos 30 meses, o consumidor deve redobrar a atenção ao comprar um amortecedor nas lojas e revendas.