Monroe na Mídia

Monroe recebe certificação do Inmetro

Fabricante é a primeira no Brasil a ter selo de conformidade para amortecedores

Fonte: Automotive Business

A Monroe, fabricante de amortecedores automotivos, é a primeira empresa no Brasil a receber o certificado de conformidade concedido pelo Inmetro para a produção do componente. O selo atesta que todas as linhas de produção estão de acordo com as exigências da entidade, segundo a Portaria 301/2011, que estabelece normas para a fabricação de amortecedores no País.

O certificado foi entregue em cerimônia na planta da Monroe em Mogi Mirim (SP), na quarta-feira, 22, com a presença de executivos da Tenneco, proprietária da marca Monroe, da diretora e do gerente de desempenho de negócios automotivos da SGS ICS Certificadora, Rosemary França Vianna e Fábio Sianga.

O processo de certificação, que teve início nas fábricas no Brasil e da Argentina será estendido para as demais unidades da marca pelo mundo. Durante o processo, que durou três anos, a Monroe desenvolveu trabalho de reestruturação a partir das normas da ABNT NBR 13308 e a ABNT NBR 15830, incluindo os profissionais de seu Centro Tecnológico localizado junto à fábrica.

“Atender a todas as normas do Inmetro, que é o principal órgão de normalização e qualidade industrial do País, é mais um atestado da confiabilidade dos amortecedores Monroe. A certificação é de extrema importância para o consumidor, pois é uma garantia a mais da qualidade que o mercado já conhecia”, avalia Nilton Durães, gerente de engenharia de produto e treinamento da Tenneco.

Conforme a determinação da Portaria 301/2011 do Inmetro, a partir de 21 de julho de 2014 os amortecedores só poderão ser vendidos no Brasil com certificação concedida pelo órgão. As fabricantes poderão vender os produtos sem o selo de conformidade até julho de 2013.