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Extra Online (Rio de Janeiro/RJ) Como fazer a manutenção dos amortecedores

Como fazer a manutenção dos amortecedores

Fonte: Extra Online

O amortecedor controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade e boa dirigibilidade. Desta forma, a peça garante não só a segurança como também o conforto de todos os ocupantes do veículo.


Como fazer a manutenção dos amortecedores

Você vai precisar de:

Cuidado

Ir a uma oficina mecânica

Tempo Estimado

2h 30 minutos

Nível de Dificuldade

Médio


1

Passar por lombadas na diagonal

Passar por lombadas ou valetas com o veículo na diagonal prejudica os amortecedores e a suspensão. Isso faz com que os movimentos torcionais do carro gerem forças laterais na movimentação dos componentes da suspensão e do amortecedor, ocasionando folgas excessivas, ruídos, empenamentos e até mesmo o travamento total deles.

Passe por lombadas com o veículo na diagonal.


2

Trocar sempre os amortecedores aos pares

Se apenas um dos amortecedores de cada par (dianteiro ou traseiro) é trocado, a outra peça pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso. Esse desequilíbrio é capaz de prejudicar a dirigibilidade do carro. Sempre que possível, o ideal é substituir os quatro amortecedores em conjunto ou, ao menos, aos pares em cada eixo.

Troque amortecedores sempre aos pares.


3

Quanto tempo duram os amortecedores?

Em média, o prazo indicado é de 40 mil quilômetros para a verificação do equipamento. No entanto, esse período pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que rodam apenas em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste do que os carros que circulam somente na cidade.

Sempre verificar as condições de uso dos amortecedores.


4

Impacto na frenagem

Amortecedores ineficientes aumentam sensivelmente a distância de frenagem do veículo. Testes realizados pela Monroe apontam que amortecedores com 50% de desgaste aumentam a distância de frenagem em até 2,6 metros, a uma velocidade de 80 km/h.

Amortecedores desgastados aumentam a distância de frenagem do veículo. Foto


5

Cansaço do motorista

Amortecedores em más condições comprometem a dirigibilidade e provocam balanços e trepidações excessivas, tornando as manobras mais difíceis. Testes realizados pela Monroe indicam que um amortecedor com 50% de desgaste pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, aumentando consideravelmente o risco de acidentes.

Amortecedores desgastados aumentam o cansaço do motorista.


6

Risco de aquaplanagens

Amortecedores ineficientes não garantem o contato permanente entre o pneu e o solo, permitindo a formação de uma camada de água entre eles que interfere sensivelmente na segurança do veículo. Testes realizados pela Monroe apontam que carros com amortecedores com 50% de desgaste começam a aquaplanar a uma velocidade de 109 km/h, enquanto um automóvel com amortecedores novos aquaplanou apenas após os 125 km/h.