PREMIADAS
CHASSIS/ICE - Tenneco Automotive do Brasil
Edgard Pezzo, vice-presidente de purchasing e supply chain da General Motors na América do Sul, tem como evento obrigatório a entrega de certificados de desempenho aos melhores parceiros da cadeia de suprimentos. Este ano, pela trigésima nona vez consecutiva, ele reuniu os fornecedores para o tradicional encontro, acompanhado de palestras, entrega de prêmios e networking. O Supplier of the Year 2010 ocorreu dia 7 de abril e trouxe como destaque principal a Benteler, fabricante de componentes automotivos que atende a General Motors desde a aterrissagem no País, em 1998. Outras 36 empresas levaram diploma de mérito por corresponder ao desempenho esperado pela montadora ou terem mesmo superado as expectativas.
Jaime Ardila, presidente da GM para a América do Sul e da GM do Brasil, comandou o programa, ao lado de Edgard Pezzo, e não se cansou de enaltecer o apoio, confiança e determinação dos fornecedores. "Nossa visão é fabricar os melhores carros do mundo e vocês fazem parte de tudo isso. Queremos ser líderes em tecnologia, design, atendimento ao cliente e qualidade. Para nos diferenciarmos da concorrência, contamos com esse relacionamento que proporciona eficiência e produtividade", destacou.
O evento teve participação especial de Emerson Fitippaldi, apontado como símbolo de inovação e superação. "Comparo os parceiros da GM com o mundo da competição. Na indústria, se o fornecedor não tiver a tecnologia, garantir a entrega, a performance e a credibilidade, uma linha de montagem inteira pode parar. No meu caso, você não larga em um Grande Prêmio se uma peça de um fornecedor não funcionar", comentou o campeão Mundial de Fórmula 1 e Fórmula Indy.
DESDE 1972
O Supplier of the Year estreou no Brasil em 1972. Com o sucesso, comprometimento e resultados locais registrados, a iniciativa foi adotada mundialmente pela GM. A versão global, com premiação dos melhores de 2009, ocorreu dia 11 de março, em Detroit, na sede da empresa, e entre os ganhadores estavam a Acumuladores Moura, PST Eletrônica e Intecnial. As três empresas também foram reconhecidas pela GM do Brasil entre os melhores fornecedores de 2010.
No Brasil, 250 fornecedores participaram do evento e cerca de 6.800, entre locais e internacionais, disputaram os prêmios, divididos em quatro categorias: materiais diretos, materiais indiretos, peças de reposição e logística. Pezzo explica que os critérios de avaliação utilizados foram qualidade, serviço, tecnologia e preço: "O processo de escolha é multifuncional e envolve várias áreas da companhia, que analisam minuciosamente todos os fornecedores, elegendo os melhores nas respectivas áreas".