Tenneco moderniza linha de produção no Brasil
A Tenneco, fabricante de sistemas de exaustão, investiu US$ 2,5 milhões para renovar seu sistema de produção para veículos leves e pesados ciclo diesel na unidade de Mogi Mirim, no Interior paulista.
Batizada de MCS, sigla para Measure, Calibrate and Stuffing, é composta por dois equipamentos, um para cada aplicação, e foi desenvolvida durante um ano. De acordo com a empresa, a nova linha aumentará a produtividade da planta ao mesmo tempo em que aperfeiçoa o processo fabril, levando o nível de erro a praticamente zero.
O aporte complementa ciclo 2010-2011 de investimentos, que totaliza US$ 7,5 milhões, e prepara a empresa para os pedidos dentro da norma Conama P7, ou Euro 5, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2012. Segundo Rafael Rampazzo, gerente de engenharia e programação, já há novos negócios no segmento de pesados pelo Euro 5: "Já temos 50% de participação em produtos dentro do padrão P7".
A Tenneco atende Agrale, MAN, Mercedes-Benz, MWM International e Scania. Com as duas novas linhas a companhia tem agora capacidade para produzir 1 milhão de conversores catalíticos por ano, 60% destinados ao segmento de veículos leves e 40% ao de pesados.
Rampazzo vê 2012 com reservas: "Com a expectativa de antecipação de compra no fim deste ano, com primeiro trimestre do ano consequentemente comprometido, esperamos ano 20% menor ante 2011, em torno de 80 mil unidades".
O executivo pondera, contudo, que a movimentação em termos de obras de infraestrutura e transportes em função dos eventos esportivos nos próximos anos poderá contribuir para que tal queda não se efetive ao fim do exercício.
E em 2012 a Tenneco deve inaugurar sua terceira linha MCS, esta dedicada a sistemas para automóveis, cuja capacidade hoje está muito próxima do limite, com uso de 90%.