A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, está em fase final do processo mundial de certificação de seus produtos, conforme as recentes normas de padronização do Inmetro. Até 21 de janeiro de 2013, as dez fábricas que produzem amortecedores, espalhadas por oito países, conquistarão o selo do Inmetro, denominado Requisito de Avaliação da Conformidade (RAC). A medida atesta o atendimento pleno dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para realizar a certificação dos amortecedores, além de passar pelas auditorias, a Monroe, juntamente com outras principais fabricantes, contribuiu, durante três anos, com o desenvolvimento de algumas normas da ABNT, a ABNT NBR 13308 e a ABNT NBR 15830. Este trabalho está sendo realizado com o apoio dos profissionais do Centro Tecnológico do Brasil, localizado em Mogi Mirim, que possui ferramentas avançadas de avaliação e análise de produtos. O Grupo ainda possui mais 14 Centros Tecnológicos pelo mundo.
“Esse processo de Certificação de Produtos trará grandes benefícios para o mercado, fornecendo mais segurança ao consumidor final, conforme os padrões do Inmetro. A Monroe apoia essa iniciativa e se sente honrada em ter participado do processo de desenvolvimento das normas, junto com a ABNT”, afirma Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia de Produto e Treinamento da Tenneco, detentora da marca Monroe.
Mercado de Reposição-Atualmente, a Monroe oferece mais de 900 tipos de amortecedores para o mercado de reposição e, a partir do dia 21 julho de 2014, os amortecedores só poderão ser comercializados em revendas se estiverem devidamente certificados pelo Inmetro. Portanto, nos próximos três anos, o consumidor deve ficar atento na hora de comprar um amortecedor nas lojas e revendas, pois, até lá, existe a possibilidade de um grande número de peças serem comercializadas sem a qualidade indicada, seja no mercado convencional ou no paralelo.
A Tenneco é uma empresa que vale US$ 5,9 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 22 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e componentes para suspensão para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos, principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.
Monroe na Mídia
Revista Fator Brasil Online (São Paulo/SP) - Monroe adéqua produção mundial de amortecedores a normas do Inmetro
Amortecedores fabricados pela Monroe em dez fábricas no Brasil, Estados Unidos, Europa, Oceania e Ásia serão certificados pelo órgão
Fonte: Revista Fator Brasil Online